Crítica: Filme “2 Dias em Nova York”

2 Dias em Nova York ( 2 Days in New York) / Divulgação

2 Dias em Nova York (“2 Days in New York”) ainda está em cartaz em algumas salas. Fui ver com o maior entusiasmo. Lendo a resenha, preceu-me quase um filme de Woody Allen, mas está muuitoo longe disso.

A viagem de uma família francesa a N. York para visitar uma parente, que fará uma exposição de fotos em breve, é um tema simpático, mas a coisa desanda. A gente até dá boas risadas, mas é pelo “non sense” total de alguns momentos.

O filme traça um quadro grotesco da relação USA x França. Acho que até pode gerar um conflito diplomático. Explico: mesmo a francesa aculturada (a artista – Julie Delpy, linda!) fica mais esperta por falar inglês e viver em NY. Os franceses são tratados de uma forma desrespeitosa, grosseira, como se fossem incivilizados, selvagens. Nem algumas piadas mais refinadas conseguem desculpar a postura.

Assista ao trailer:

É um filme levinho, bobinho, ideal para a sessão da tarde, se a gente desconsiderar a postura xenófoba. E olha que podia ser bem bacana: bons atores, trilha boa, locações interesantes, mas morre na praia. A direção é boa, o roteiro, nem tanto.

A historinha é assim: moça francesa, artista, que mora em NY, terá uma exposição importante. Para prestigiá-la, vêm o pai e a irmã da França. E trazem na bagagem um malandro, o namorado da irmã. Falam mal o inglês. Seus costumes são tratados como coisa pouco desenvolvida. O namorado de Marion (Chris Rock) é um negro simpático, mas faz caras e bocas como cansamos de ver com Eddie Murphy. As crianças da família são lindinhas. Enfim, a exposição acontece, algumas surpresas, e entre tapas e beijos (em francês: gifles e bisous), tudo dá certo.

2 Dias em Nova York ( 2 Days in New York) / Divulgação

Lançamento: 26 de abril de 2013 (1h35 min)
Direção: Julie Delpy
Elenco: Julie Delpy, Chris Rock, Alexia Landeau, Alexandre Nahon e mais.
Gênero: Comédia
Nacionalidade: França, Alemanha e Bélgica

Sinopse:

Marion (Julie Delpy) é um francesa sediada em Nova York, onde vive com Mingus (Chris Rock), os dois filhos que tiveram em outros relacionamentos e um gato. O casal está totalmente apaixonado! Marion é uma fotógrafa e prepara sua exposição, enquanto que Mingus é um jornalista de rádio. A rotina dos dois é abalada com a chegada da família de Marion. Seu pai, sua irmã e seu namorado visitam a cinema para a abertura da exposição.

Deixe seu comentário

Já curtiu a página do Focka no Facebook? Curta agora ou atualize a página caso já tenha curtido.